QUAIS SÃO OS REQUISITOS PARA FAZER UM INVENTÁRIO EXTRAJUDICIAL?
1- Todos os herdeiros devem ser maiores e capazes. Assim, para o uso do inventário extrajudicial é necessário que todos sejam capazes. Não só os herdeiros, como também o cônjuge ou herdeiro sobrevivente.
2 - Haver consenso entre os herdeiros quanto à partilha dos bens. O uso da via extrajudicial está condicionado ao consenso dos herdeiros quanto à partilha. Havendo discordância, ainda que em parte, o jeito é trilhar a via judicial, pois é descabido inventário parcial.
3 - As partes devem estar representadas por um advogado. A presença do advogado atende ao dispositivo constitucional que o reconhece como indispensável à administração da justiça. As partes podem ser representadas por um único advogado ou cada uma delas pode ser acompanhada por procurador distinto.
4 - Recolhimento dos Tributos. Tratando-se a escritura de partilha de ato que individualiza a transmissão dos bens a herdeiros, tem-se a incidência de fato gerador do imposto de transmissão causa mortis.
Advogada. Pós-graduada em Direito do Trabalho e Processo do Trabalho pela EMATRA/Londrina. Mestre em Ciência Animal - Produção Animal, pela Universidade Estadual de Londrina (2013). Graduada em Zootecnia pela Universidade Estadual de Londrina (2010).
- Contratos
- Direito
- Direito Administrativo
- Direito Civil
- Direito de Família e Sucessões
- Direito do Agronegócio
- Direito do Consumidor
- Direito do Trabalho
- Direito Empresarial
- Direito Imobiliário
- Direito Previdenciário
- Direito Processual Civil
- Direito Trabalhista
- Direito Tributário
- Gestão de Escritório
- Holding
- Inovação
- Palestra
- Recurso
- Sucessões