Sinopse

“…a obra traz pesquisas, esclarecimentos, releituras, advertências e metas, todas muito bem fundamentadas, sobre temas jurídicos variados [...]. Aborda-se desde a litigiosidade judicial crescente até o ainda atual debate entre Dworkin e Hart sobre a discricionariedade interpretativa do Direito. Mais adiante, o Direito é focado sob as lentes da Racionalidade para, em seguida, realizar “paralelos entrecruzados” para com a Política, ambos com apoio no pensamento de Habermas. Como se pode perceber, só por estes componentes, a obra já seria uma oportunidade singular para melhor compreender o Direito, sobretudo pelos marcos teóricos sólidos em que seus capítulos estão edificados. Porém, ela vai além. Não se olvidou, por exemplo, da importância do Humanismo para o Direito, postura da qual seus profissionais jamais devem se afastar, e que nos dias de hoje vem sendo tão solicitada, como se infere da Resolução nº 75/2009, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). No capítulo escrito por Alberto Júnior Veloso e Clodomiro José Bannwart Júnior há nítida preocupação em como realizar mais este objetivo jurídico. Destacou-se para tanto, dentre outros, a importância da retomada do diálogo entre Direito e Filosofia. Em suma, o livro que o leitor tem em mãos é obra de cunho eminentemente zetético, em que são examinados muitos dos fundamentos do Direito. Sendo assim, ante seu tom universalizante, afirma-se, sem receio de errar, que ela se dirige a todos estudiosos e profissionais do Direito. A bem da verdade, somente com uma postura crítica e questionadora encetados no presente trabalho é que se pode refletir sobre o Direito, a sociedade e, assim, inevitavelmente, sobre si mesmo.”

Autores

Alberto Junior Veloso
Juiz de Direito da 5ª. Vara Cível da Comarca de Londrina; Especialista em Direito do Consumo pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra/Portugal; Mestre em Direito Negocial pela Universidade Estadual de Londrina; Professor da Escola da Magistratura do Estado do Paraná.

Bianco Zalmora Garcia
Doutor pela Universidade de São Paulo (USP). Professor do Programa de
Mestrado em Direito Negocial da Universidade Estadual de Londrina (UEL) e
Coordenador do Curso de Especialização em Filosofia Política Jurídica na mesma
instituição.

Bruno Augusto Sampaio Fuga
Professor Universitário. Advogado inscrito na Ordem dos Advogados do Brasil,
Seção do Paraná; Especialista em Processo Civil e Filosofia Política e Jurídica pela Universidade Estadual de Londrina. Mestrando em Direito Negocial também na Universidade Estadual de Londrina.

Clodomiro José Bannwart Júnior
Doutor pela UNICAMP; Professor dos Programas de Mestrado em Direito
Negocial e Mestrado em Filosofia da Universidade Estadual de Londrina; Professor convidado da Escola da Magistratura do Paraná; Vice-coordenador do Curso de Especialização em Filosofia Política e Jurídica da UEL.

Elve Miguel Cenci
Doutor pela UFRJ e Professor dos Programas de Mestrado em Direito Negocial,
Mestrado em Filosofia e do Curso de Especialização em Filosofia Política e
Jurídica da Universidade Estadual de Londrina.

Frederico Oléa
Advogado inscrito na Ordem dos Advogados do Brasil, Seção de São Paulo;
Especialista em Filosofia Política e Jurídica pela Universidade Estadual de Londrina e Mestrando em Filosofia também na Universidade Estadual de Londrina.